Grande frente fria a caminho
Perspectiva de chuvas para a soja em MT e MATOPIBA
A semana terá chuvas recorrentes pelo Brasil, podendo até mesmo formar um importante canal de umidade no Centro-Norte, nas principais regiões produtoras de soja, como Mato Grosso, Goiás e no MATOPIBA. Segundo meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, um dos fatores que está contribuindo para este cenário é a formação de uma intensa frente fria a partir da noite de quinta-feira (02.11). O sistema terá a sua origem no sul do Brasil, seguindo a fórmula clássica, com o aprofundamento de uma de baixa pressão e a formação do ciclone no oceano – padrão que vem ocorrendo recorrentemente nas últimas semanas.
O ramo de instabilidades deve avançar por grande parte do Brasil, levando chuvas volumosas para Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e no MATOPIBA. Já, na metade oeste e Sul da Bahia, os acumulados na semana próximo serão de 100 mm, o que pode cauusar recuperação hídrica na região, permitindo o avanço mais expressivo das operações de plantio, bem como o estabelecimento das lavouras recém-semeadas.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Ainda são esperadas chuvas intensas na região Sul – ainda no começo da semana – em setores já afetados pelas chuvas, sobretudo no meio-oeste da região. Os valores esperados para o período, passarão dos 120 mm na semana.
A diferença deste sistema com os últimos registrados será a sua abrangência e o impulsionamento de uma massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas na região Sul e minimizar o intenso calor no Brasil Central, entre a sexta (03.11) e segunda (07.11). Onde as temperaturas podem ficar até 8°C abaixo da média para o período.
O frio terá intensidade moderada o suficiente, trazendo até remota chance para formação de geadas nas serras Catarinenses no amanhecer de domingo (05.11). A massa de ar frio que está em deslocamento em direção às áreas do Brasil Central deve resultar na redução das temperaturas máximas na região do Centro-Oeste. Isso significa que os termômetros podem marcar valores abaixo dos 30°C no período da tarde, especialmente em áreas do sul do Mato Grosso do Sul e sudoeste mato-grossense. Além disso, essa diminuição nas temperaturas também se fará sentir no sul de Goiás e no Triângulo Mineiro.
Essa situação climática apresenta um cenário favorável para a recuperação da umidade do solo nas regiões produtoras do Brasil. O frio, ao reduzir a taxa de evaporação, cria condições propícias para a conservação da umidade, o que se soma às chuvas volumosas que já ocorreram. Essa combinação tem o potencial de beneficiar as áreas de produção do país.
O material foi elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.