O Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa) promove no início de julho quatro fóruns no interior, com a presença de 1,2 mil pessoas, para esclarecer os produtores de soja sobre os cuidados que devem observados antes do plantio da próxima safra. A compra exclusiva de sementes certificadas é o principal cuidado. O objetivo é evitar que, por desinformação, novas lavouras de soja transgênica sejam cultivadas no Paraná.
Os fóruns acontecem em Ponta Grossa e Francisco Beltrão, no dia 3, e em Cascavel e Maringá, no dia 4. O presidente do Conesa e secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Deni Schwartz, estará nos quatro encontros. Também estarão presentes os presidentes da Federação da Agricultura (Faep), Ágide Meneguete, e da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski.
Faep e Ocepar pretendem repassar aos participantes a visão dominante do mercado sobre o tipo de soja que se quer do Paraná, o segundo maior produtor brasileiro do grão. Nesta safra, foram plantados 3,3 milhões de hectares e colhidos 9,4 milhões de toneladas.
"Os compradores fazem questão de saber exatamente o tipo de grão que estão levando e, para isso, primeiro o agricultor tem que conhecer bem o seu produto desde a origem", resume o secretário executivo do Conesa, Silmar Bürer. Os participantes dos fóruns vão acompanhar palestra da pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) Vânia Cirino, que mostrará as diferenças entre a semente convencional e a geneticamente modificada.
Os produtores que permanecerem com dúvidas mesmo depois dos fóruns devem procurar os núcleos regionais da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, escritórios da Emater e departamentos técnicos das cooperativas. "O importante é o agricultor estar seguro de que irá adquirir exclusivamente sementes de origem conhecida", destaca Bürer.
São os seguintes os horários e endereços dos fóruns: no dia 3, em Ponta Grossa - das 9h às 11h30 -, no auditório da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa; em Francisco Beltrão - das 14h30 às 17 horas -, no auditório da Unioeste; no dia 4, em Cascavel - das 9h às 11h30 -, no auditório da Unioeste; em Maringá - das 14h30 às 17 horas -, na Sociedade Rural (Parque de Exposições).