CI

Governo incentivará o consumo de café



Será que café faz mal para as crianças? A resposta, no município mineiro de Varginha, é não. Na cidade, localizada no coração da maior região produtora de café do Brasil, as crianças das escolas municipais tomam xícaras de café em suas merendas matinais e vespertinas há 18 meses. "A garotada gosta de café, quando é bom e fraco, e muitos pais reclamam disso", diz Marcélia Maíra Prada, nutricionista da prefeitura de Varginha, localizada no sul de Minas Gerais.

De posse de pesquisas científicas locais que sustentam que a cafeína não apenas torna as crianças mais atentas como também aumenta sua capacidade intelectual, o prefeito de Varginha, Mauro Teixeira, está servindo café em 28 escolas, cumprindo promessa de campanha de aumentar o consumo de café numa das mais tradicionais regiões cafeeiras do Brasil.

Seduzido pela idéia de se desvencilhar dos estoques de café e pela possibilidade de atrair novos consumidores em tenra idade para o produto, o Ministério da Agricultura está estudando plano que prevê a inclusão do café na merenda escolar servida gratuitamente nas escolas de todo o País. "O programa pode ajudar a elevar o consumo interno em 2 ou 3 milhões de sacas de 60 quilos ao ano", disse Linneu da Costa Lima, secretário de produção e comercialização do Ministério da Agricultura.

A idéia vem sendo defendida pelo poderoso lobby brasileiro do café, que espera que ela ajude a pôr fim a uma queda vertical do mercado. Há alguns meses, os preços atingiram os menores patamares dos últimos 30 anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.