CI

Governo e arrozeiros discutem redução da TEC na quarta-feira



O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), obteve a confirmação na sexta-feira, 11/07, do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivan Wedekin, que está agendada para a próxima quarta-feira, 16 de julho, reunião com o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues e representantes da

cadeia produtiva do arroz.

A reunião, intermediada pelo deputado Heinze, servirá para debater o interesse demonstrado pelo Governo em incluir o arroz na lista de exceções do Mercosul e a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) para 2%. Atualmente a alíquota é de 11,5% para o produto em casca.

Os arrozeiros dizem que a redução da TEC, ocasionaria sérios prejuízos para

os produtores e desestimulará o cultivo da próxima safra. O governo argumenta que o arroz responde por 12% do custo da cesta básica e tem contribuído para o aumento da inflação.

O deputado Heinze garante que não existe necessidade de reduzir a TEC, uma vez que, além de prejudicar os produtores brasileiros não irá beneficiar os consumidores. "Os únicos beneficiados serão as grandes redes de supermercados", denúncia o parlamentar. Segundo ele o Brasil não necessitaria mais do que 500 a 600 mil toneladas de arroz em casca para abastecimento na entressafra, "o que não justifica a redução da alíquota".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.