Governo decreta emergência para nova praga da mandioca
A praga foi oficialmente detectada em julho de 2024, no Amapá
![](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/f9cb9f8bbced473183ae5bf1b709803a_858x483.jpg)
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou emergência fitossanitária nos estados do Amapá e Pará devido à presença da praga quarentenária Rhizoctonia theobromae (Ceratobasidium theobromae), conhecida como "vassoura de bruxa" da mandioca. A medida foi adotada para conter o avanço da doença, que pode causar grandes prejuízos às lavouras.
A praga foi oficialmente detectada em julho de 2024, no Amapá, sendo considerada uma doença nova para a cultura da mandioca. Diferente da vassoura de bruxa do cacaueiro, a doença não oferece qualquer risco à saúde humana, mas pode ser altamente destrutiva para a produção agrícola.
Embora a emergência tenha sido declarada para dois estados, até o momento não há registros da praga no Pará. No entanto, o estado foi incluído na medida como precaução, já que faz fronteira com o Amapá e é o maior produtor de mandioca do Brasil.