Goiás lidera produção de trigo no Centro-Oeste
Estado vem superando desafios e ampliado a capacidade de produção
Goiás atingiu a produção de 234 mil toneladas de trigo em uma área de 110 mil hectares na safra de 2024, segundo levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O grão obteve 2,1 toneladas/hectare na última safra do estado. Goiás se consolidou como o principal produtor de trigo fora das áreas tradicionais do Sul e Sudeste, onde o clima mais ameno favorece a produção de trigo. Atualmente, cerca de 75,7% do grão produzido no Centro-Oeste provém de Goiás, conforme o informado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) do Governo de Goiás.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
De acordo coma Seapa, apesar do clima quente e seco do Cerrado, condições climáticas que não são consideradas ideais para a cultura do trigo, o estado vem superando desafios e ampliado a capacidade de produção. O titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, atribuiu esse avanço ao investimento em pesquisa e ao desenvolvimento de cultivares com maior potencial de adaptação e rendimento, utilizando sistemas de sequeiro e irrigação por pivô central.
“Aliadas ao uso de tecnologias de irrigação de ponta, a crescente demanda doméstica e a dinâmica de preços tornam o trigo uma opção extremamente atraente para a diversificação e o aumento da renda dos produtores goianos”, detalhou Rezande.
O titular da Seapa destacou que o apoio do governo estadual ao agronegócio tem sido importante para o crescimento da produção de trigo, e também de outras culturas como soja, milho e sorgo.