Goiás avança na produção nacional de café
Os números fazem parte da primeira edição do Agro em Dados de 2023
Mesmo com uma produção tímida no estado, se comparado com grandes produtores nacionais como Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, Goiás já ocupa o 7º lugar nacional na produção de café. Com estimativa de que a safra 2021/2022 alcance 16,6 mil toneladas, número que representa um aumento de 19,9% em relação ao ciclo anterior.
Os números fazem parte da primeira edição do Agro em Dados de 2023, divulgados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo do Estado de Goiás, o relatório também aponta que cidades como Cristalina, Cabeceiras e Campo Alegre de Goiás tem se destacado na produção estadual do grão. O documento também apontou os principais destinos das exportações internacionais do café goiano, entre os destinos estão: Estados Unidos, Alemanha, Itália e França.
Em relação a preços, o boletim traz dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) que apontam a elevação nos valores desde 2021, mas com queda no último trimestre do ano, em especial pela estimativa positiva de produção.