CI

Goiás avança na colheita da soja e prevê boa produtividade

Colheita da soja se intensifica em GO e no DF



Foto: Pixabay

O 5º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que a safra de soja 2024/25 em Goiás segue com boas perspectivas de produtividade, segundo dados do setor agropecuário. A área semeada no estado alcança 4,954 milhões de hectares, com rendimento médio estimado em 3.797 kg/ha. Em áreas irrigadas, a produtividade tem chegado a 4.800 kg/ha, com uso reduzido do recurso devido ao bom regime de chuvas.

No início de fevereiro, 53% das lavouras estavam na fase de enchimento de grãos, 30% em maturação, 2% já colhidas e 15% ainda em floração. A sanidade das lavouras foi considerada favorável durante todo o ciclo, exigindo menor aplicação de defensivos agrícolas. Apesar da elevada nebulosidade na região sudoeste, a alternância entre sol e chuva manteve o bom desenvolvimento das plantações.

A principal preocupação no momento é a concentração da colheita em fevereiro, especialmente no sul do estado, o que pode gerar desafios logísticos, como falta de fretes, más condições das estradas e limitações nas unidades de armazenamento.

No Distrito Federal, as condições climáticas seguem favoráveis e a colheita da soja já começou, devendo ganhar força na segunda quinzena de fevereiro e ser concluída até o final de março. A expectativa é de produção superior à safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.