GO: Caminho dos Veadeiros é nova aposta de turismo
Trilha terá 483 quilômetros de extensão
A Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo) firmou acordo de cooperação para o desenvolvimento do Caminho dos Veadeiros. Participam do acordo o Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS) e a Associação de Escalada do Planalto Central (AEP). O documento já foi publicado no Diário Oficial de Goiás. A Goiás Turismo vai oferecer apoio técnico e institucional para o crescimento do atrativo turístico.
Dentre os resultados esperados pelo acordo, estão a melhoria na governança entre as instituições, coordenação e voluntários do projeto; maior diálogo e estabelecimento de parcerias com prefeituras e comunidades locais; maior disponibilidade de recursos humanos e financeiros para a implementação da trilha e o avanço na execução por meio de ações de mapeamento, abertura e sinalização.
Lazer, preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico são a base dos projetos desenvolvidos dentro da Goiás Turismo. A coordenadora do Caminho dos Veadeiros na autarquia estadual, Alexandrina Alves, acredita que esse tripé é indispensável para o sucesso da empreitada. “Temos que pensar na preservação do meio ambiente e no bem-estar das pessoas que já estão no local antes de criar um novo atrativo turístico”, explica.
Outra razão para que a trilha tenha sucesso, é o fato do percurso contar com várias atrações, como belas paisagens, fauna e flora exuberantes, cachoeiras, grutas e mirantes. Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o Caminho dos Veadeiros se tornará mais um dos grandes destinos de ecoturismo de Goiás. “É inegável que a trilha tem potencial turístico. Há muito o que se ver e fazer ao longo do caminho”, afirma.
Caminho dos Veadeiros
O Caminho dos Veadeiros é uma trilha de longo curso que passa pelos municípios de Formosa, Planaltina, Água Fria de Goiás, São João d’Aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul e Cavalcante. O percurso integra o Caminho dos Goyazes, que relembra a estrada real que ligava Goiás a Minas Gerais, no tempo em que o Brasil era colônia de Portugal.
A trilha já possui 120 quilômetros implementados, mas, ao todo, terá 483 quilômetros de extensão para prática de trekking ou caminhada e duas rotas para o cicloturismo, ambas com mais de 400 quilômetros. Parte do caminho passa pela Chapada dos Veadeiros, o que inspirou o nome do caminho e a marca da sinalização.