Gigante das máquinas fecha acordo com gigante da tecnologia
A escolha pela Starlink ocorreu após uma avaliação cuidadosa de vários concorrentes
A John Deere, líder mundial na fabricação de máquinas agrícolas, pretende lançar um novo serviço de conectividade para seus clientes no Brasil e nos Estados Unidos ainda este ano. Em parceria com a Starlink, a empresa de telecomunicações de Elon Musk, a iniciativa permitirá aos agricultores instalar kits portáteis com antenas conectadas à constelação de satélites da Starlink em suas máquinas John Deere.
O objetivo é possibilitar a transmissão em tempo real de dados coletados durante operações agrícolas em áreas remotas e sem serviço de internet. O acordo é o resultado de aproximadamente um ano e meio de esforços da John Deere para encontrar um parceiro que ofereça conectividade em grandes áreas rurais desatendidas.
A escolha pela Starlink ocorreu após uma avaliação cuidadosa de vários concorrentes, com soluções de conexão via satélite predominando no processo de seleção. A John Deere superou concorrentes significativos, como a operadora de satélites Intelsat, ao optar pela Starlink, cuja solução tecnologicamente robusta atende às necessidades da empresa.
A Starlink se destaca devido à rápida transmissão de sinais de seus satélites de baixa órbita e à capacidade única da SpaceX, sua controladora, de construir e lançar satélites com seus próprios foguetes, proporcionando à empresa a capacidade de expandir sua oferta mais rapidamente do que qualquer concorrente na indústria de satélites.
O acordo com a Starlink tem como objetivo impulsionar os negócios de agricultura digital da John Deere, alinhando-se à estratégia de ampliação dos serviços de software como serviço (SAAS), conforme destacado durante a CES 2024, a maior feira de eletrônicos do mundo, realizada recentemente em Las Vegas (EUA).