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Gigante da tecnologia aposta em biocombustíveis 

A aviação não militar responde por 11% das emissões relacionadas ao transporte dos EUA



Foto: Pixabay

A startup LanzaJet, sediada em Chicago, está tentando enfrentar o problema das mudanças climáticas por meio da produção de biocombustíveis sustentáveis: uma alternativa à base de plantas aos combustíveis fósseis que permite aproveitar toda a infraestrutura existente do setor. A empresa, formada em 2020, ainda não gerou receita, mas garantiu bastante financiamento para continuar. 

Recentemente, recebeu US$ 50 milhões em financiamento da Microsoft, somando-se aos investimentos anteriores da Shell e de algumas outras empresas, principalmente nos setores de energia e aviação. Além disso, o Departamento de Energia dos EUA. investiu US$ 14 milhões em uma subsidiária da empresa para construir a primeira fábrica da LanzaJet na Geórgia. Até 2023, a planta deverá produzir dezenas de milhões de litros de biocombustíveis para jatos e diesel. 

A aviação não militar responde por 11% das emissões relacionadas ao transporte dos EUA, de acordo com a Casa Branca. E quase todas essas emissões vêm do combustível de aviação, diz Dan Rutherford, diretor de aviação do Conselho Internacional de Transporte Limpo. Por exemplo, a United disse que emitiu 15,49 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente em 2020, das quais 15,39 milhões de toneladas eram de combustível de aviação. 

Especialistas dizem que existem várias maneiras de descarbonizar o setor aéreo, que geralmente é considerado um dos setores mais difíceis de limpar. Aeronaves elétricas estão em seus estágios iniciais de desenvolvimento e produção, mas a tecnologia atual de baterias tem limitações de alcance e as próprias baterias são pesadas, o que é um problema em viagens aéreas. 

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