CI

Gestora identifica oportunidade em terras agrícolas

“Tudo foi reajustado para baixo”



Foto: Divulgação

A gestora AGBI, conhecida por criar fundos de investimento para adquirir terras agrícolas, está vendo uma oportunidade lucrativa com a recente queda nos preços das fazendas. Gustavo Fonseca, sócio-diretor da AGBI, afirmou que é o momento ideal para investir em imóveis rurais, já que bons ativos estão disponíveis a preços mais baixos devido à menor concorrência.

Ele explicou que os principais players do mercado estão focados em gerar caixa devido à baixa nos preços das commodities e à restrição de crédito, o que diminuiu a competição na compra de terras. A AGBI estreou no mercado de terras em 2012 e acredita que a situação atual oferece ótimas oportunidades de retorno.

“Tudo foi reajustado para baixo”, disse Fonseca. “Na safra 2021/22, estavam pedindo de 300 a 400 sacas de soja por hectare em fazendas de pasto degradado — e a soja estava cara. Agora, não é mais comum falar nesses níveis. Vemos negociações entre 200 e 250 sacas por hectare”, afirma.

O valor do hectare produtivo caiu de 500-650 sacas para 400-500 sacas de soja, devido a uma redução de 14% no preço da soja desde janeiro de 2022 e uma queda de 37% desde o pico em março do ano anterior, conforme relatado pelo Cepea em Paranaguá. A estabilidade nos preços das terras começou em meados de 2022 e tem sido mais acentuada neste ano, com áreas de fronteira vendo uma queda mais rápida do que áreas já consolidadas. Anteriormente, as fazendas na Bahia tinham preços semelhantes às de Mato Grosso, mas agora a diferença histórica de preços entre essas regiões voltou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.