Gestão hídrica avança no oeste da Bahia
“É muito importante este convênio de cooperação"
Produtores rurais do oeste da Bahia, representados pelas associações Baiana dos Produtores de algodão (Abapa) e de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), lideram iniciativas para aprimorar o monitoramento e a gestão integrada dos recursos hídricos da região. Em encontro realizado em Salvador, foram apresentados resultados de estudos conduzidos por pesquisadores da UFV e UFRJ, que analisaram as águas superficiais e subterrâneas do Aquífero Urucuia. A ação reforça o compromisso do setor produtivo com políticas públicas sustentáveis.
A parceria entre os produtores, o governo estadual e órgãos ambientais como Sema e Inema resultou em um plano atualizado que inclui a instalação de estações pluviométricas e fluviométricas. A diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, destacou a importância de consolidar os dados coletados em um portal eletrônico para ampliar a transparência e embasar futuras ações de preservação e uso sustentável.
“É muito importante este convênio de cooperação para aumentar a estrutura de monitoramento e que esses dados a serem divulgados em um portal como forma de gerar mais transparência e credibilidade e amparar novos estudos e políticas públicas”, afirma.
Promotores do Ministério Público também participaram do encontro, reforçando o diálogo sobre a fiscalização e o manejo sustentável dos recursos hídricos. Segundo os participantes, a integração entre os setores público e produtivo é essencial para enfrentar desafios como a escassez hídrica e garantir equilíbrio entre desenvolvimento agrícola e preservação ambiental.
“Estes dois encontros, com os órgãos ambientais e com o Ministério Público, demonstram o quanto nós produtores contribuímos com pesquisas sérias e dados confiáveis sobre tudo o que cerca o nosso negócio. Júlio Busato, que na época como presidente da Abapa, plantou essa semente, hoje fundamental para que possamos sentar e ampliar o debate, amparados em bases sólidas, sobre o uso sustentável dos recursos hídricos da nossa região”, afirma a vice presidente a Abapa, Alessandra Zanotto Costa.