CI

Galeses pedem por cultivos transgênicos

O governo galês disse que continuaria a adotar uma abordagem cautelosa



Foto: Pixabay

         

Alguns agricultores dizem que o governo galês deveria abandonar sua oposição a cultivos geneticamente modificados em favor de cultivos resistentes a secas e doenças e ajudar a controlar a iminente crise alimentar. Com a Inglaterra prestes a aprovar legislação para edição de genes de plantas e animais em seu território, o ministro do Gabinete do País de Gales, David TC Davies, diz que os agricultores galeses seriam prejudicados se essa tecnologia não estivesse disponível para eles, mas sim na Inglaterra. 

A legislação foi proposta na Inglaterra que permite que plantas e animais geneticamente modificados sejam cultivados e criados para alimentação. Não há planos semelhantes no País de Gales, e um agricultor de Pembrokeshire disse que a tecnologia pode ajudar a produzir culturas que podem resistir a condições climáticas extremas. 

O governo galês disse que continuaria a adotar uma abordagem cautelosa. Atualmente, o processo de edição de genes está sujeito às mesmas regulamentações e restrições dos organismos geneticamente modificados (OGMs ou transgênicos). No entanto, o governo do Reino Unido planeja mudar isso com seu projeto de lei de tecnologia genética (reprodução de precisão). 

Um professor da Universidade de Aberystwyth disse que a edição de genes não deve ser confundida com modificação genética (transgênicos), e que não envolve a adição de DNA. Mas os opositores afirmam que a edição genética é uma modificação genética (GM) com "melhores relações públicas". No alto de Camrose Hills, Pembrokeshire, a fazenda Dudwell de Tom Rees está cheia de plantações de trigo e batatas. 

  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.