G7 trabalha em esquema para combater roubo de grãos da Ucrânia
As nações ricas do Grupo dos Sete (G7) estão trabalhando em um esquema para combater a suspeita de roubo de grãos da Ucrânia
As nações ricas do Grupo dos Sete (G7) estão trabalhando em um esquema para combater a suspeita de roubo de grãos da Ucrânia usando a identificação química da origem dos grãos, disse o ministro britânico da Alimentação e Agricultura, Mark Spencer, na segunda-feira.
Spencer disse em uma conferência do Conselho Internacional de Grãos (IGC) em Londres que a Grã-Bretanha está liderando o esquema e que os países do G7 também estão trabalhando em estreita colaboração com a Ucrânia, o quarto maior exportador mundial de grãos. "Acreditamos que (a identificação química) será um meio eficaz para impedir mais roubos de grãos da Ucrânia", disse Spencer.
A Grã-Bretanha anunciou uma nova onda de sanções no mês passado contra a Rússia por causa de sua guerra contra a Ucrânia, visando "indivíduos e entidades obscuras" ligadas ao suposto roubo de grãos ucranianos.
A segmentação de entidades envolvidas no comércio de grãos é incomum, pois essa atividade geralmente está isenta de sanções humanitárias. Tanto a Rússia quanto a Ucrânia são grandes exportadores de grãos para países em desenvolvimento na África e no Oriente Médio.