Futuros de trigo em alta nos EUA
Os preços também estão a ser sustentados por preocupações sobre o transporte marítimo no Mar Vermelho
Os futuros do trigo dos Estados Unidos subiram nas negociações da noite para o dia devido às compras técnicas e às preocupações com as exportações da Ucrânia para os portos globais, em meio a ataques a navios comerciais no Mar Vermelho.
Alguns investidores que estavam vendidos no mercado, ou que apostaram em preços mais baixos, estão provavelmente a recomprar os seus contratos e a fechar as suas posições. Os especuladores construíram uma forte posição de baixa antes da recente cobertura a descoberto.
Os gestores de recursos tinham uma posição líquida curta de 38.122 contratos em futuros de inverno em vermelho forte em 16 de janeiro, acima dos 33.945 da semana anterior, de acordo com dados da Commodity Futures Trading Commission. Os investidores detinham 76.863 contratos futuros de trigo de inverno vermelho-suave na semana passada, acima dos 61.750 contratos de sete dias antes, informou a CFTC.
Os preços também estão a ser sustentados por preocupações sobre o transporte marítimo no Mar Vermelho, onde os Houthis alinhados com o Irão atacaram recentemente vários navios comerciais. O Mar Vermelho é uma importante rota marítima para os navios que partem dos portos do Mar Negro para a China, um grande importador de produtos ucranianos.
As remessas da Ucrânia podem cair 20% mês a mês em janeiro devido aos ataques no Mar Vermelho, disse uma autoridade ucraniana à Reuters na semana passada. As forças dos EUA e da Grã-Bretanha bombardearam esta semana locais usados ??pelos Houthis no Iêmen. O trigo para entrega em março subiu 2 centavos, para US$ 6,12 ¾ o bushel durante a noite na Bolsa de Comércio de Chicago, e os futuros de Kansas City ganharam 5 1/4 centavos, para US$ 6,31 o bushel.