Futuros de trigo em alta nos EUA
Fatores externos influenciam as cotações
Os futuros do trigo dos Estados Unidos subiram nas negociações da noite para o dia, em meio ao declínio dos estoques da primavera e às tensões contínuas na região do Mar Negro. Os estoques de trigo de primavera em 1º de janeiro caíram para 16,853 milhões de bushels, abaixo dos 18,003 milhões na mesma data do ano anterior, informou ontem a Bolsa de Grãos de Minneapolis em um relatório.
Cerca de 3,252 milhões de bushels estavam retidos em armazéns em Minneapolis/St. Paul e Red Wing, Minnesota. Os 13,601 milhões restantes foram armazenados em Duluth, Minnesota, e Superior, Wisconsin, disse a bolsa.
Entretanto, no Mar Negro, dois caça-minas britânicos emprestados à Ucrânia para ajudar a garantir a passagem segura dos navios através da via navegável foram impedidos de entrar em águas turcas. A Turquia disse num comunicado no início desta semana que fechou os seus estreitos aos navios de acordo com um pacto internacional relativo à passagem de navios durante a guerra.
"A Turquia mantém a sua determinação inabalável e a sua posição de princípio durante esta guerra para evitar a escalada da tensão no Mar Negro", afirmou o comunicado. “Os nossos aliados pertinentes foram devidamente informados de que os navios caçadores de minas doados à Ucrânia pelo Reino Unido não serão autorizados a passar através do Estreito Turco para o Mar Negro enquanto a guerra continuar.”
A Rússia abandonou a Iniciativa Cereal do Mar Negro em Julho, mas desde então a Ucrânia abriu um caminho através do mar para levar carga – incluindo cereais e outros produtos agrícolas – para dentro e para fora do país devastado pela guerra. Ainda assim, um navio com bandeira do Panamá atingiu uma mina russa no Mar Negro na semana passada, ferindo dois marinheiros.