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Fusões e aquisições sobem 21%

“O número de fusões e aquisições em Consumo e Varejo teve mais um período de alta"



Foto: Pixabay

No primeiro semestre de 2023, o Brasil registrou um total de 46 fusões e aquisições de empresas no setor de Consumo e Varejo, representando um aumento de 21% em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram realizadas 38 transações. As operações se distribuíram nos subsegmentos da seguinte forma: alimentos, bebidas e fumo (15); lojas de varejo (6); supermercados (9); shoppings centers (8); e embalagens (8), de acordo com dados da pesquisa da KPMG realizada com empresas de 43 setores da economia brasileira.

“O número de fusões e aquisições em Consumo e Varejo teve mais um período de alta. Interessante observar que o segmento de alimentos, bebidas e fumo registrou 15 transações nesse período, sendo a maior performance do setor, e representando 32,6% das operações desse grupo. Outro dado interessante é que a alta de transações no setor se contrapôs ao que ocorreu na média nacional, onde houve queda no total de operações desse tipo”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Segundo a pesquisa da KPMG, com as 365 operações nacionais de fusões e aquisições do segundo trimestre, o primeiro semestre do ano atingiu 737 negócios concretizados. Considerando as 372 transações dos primeiros três meses, o cenário permaneceu estável. “Pelos números do trimestre, o cenário de fusões e aquisições está estável, no mesmo patamar dos últimos quatros trimestres, apontando para cerca de 1.500 transações no final ano. Embora os números apresentem uma queda com relação ao semestre anterior, o cenário está com melhores perspectivas do que no início deste ano”, analisa o sócio da KPMG, Luís Motta.

 

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