CI

Furacão John devasta costa sul do México, mas principais áreas agrícolas escapam de grandes danos

Furacão John traz chuvas torrenciais ao sul do México



Foto: Canva

Segundo dados do boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (1º) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), o furacão John atingiu a costa sul do Pacífico mexicano com ventos fortes e chuvas torrenciais, provocando destruição na infraestrutura costeira. O furacão, que chegou como uma tempestade de categoria 3, com ventos de até 105 nós, atingiu inicialmente a costa na fronteira entre Oaxaca e Guerrero.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Segundo o boletim, após causar inundações e deslizamentos de terra, especialmente nas regiões de Michoacán a Oaxaca, o furacão dissipou-se brevemente, antes de se reformar e atingir novamente a costa. Em algumas áreas, as chuvas superaram 400 mm, trazendo severos danos à infraestrutura, principalmente ao sistema de transporte. No entanto, os impactos mais devastadores ocorreram fora das principais áreas agrícolas do país, preservando grande parte das plantações.

Apesar das chuvas intensas no litoral, as áreas agrícolas mais ao interior, especialmente no planalto sul (Jalisco a Puebla), sudeste (incluindo a Península de Yucatán) e nas plantações de cana-de-açúcar em Veracruz, foram beneficiadas com chuvas mais sazonais, variando entre 10 a 50 mm, o que ajudou no desenvolvimento de milho e outras culturas.

Já no norte do país, o clima mais seco prevaleceu, com chuvas leves e irregulares concentradas nas proximidades de Chihuahua e norte de Tamaulipas. A seca foi acompanhada por temperaturas elevadas, atingindo até 40°C em algumas regiões, o que intensificou a evaporação nas bacias hidrográficas do noroeste, conforme dados do Weekly Weather and Crop Bulletin.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.