Fundo investe no 1º operador logístico digital do mundo
A empresa baseia seus investimentos em Agtech e Agfintech
A TechInvestor, fundo do Grupo Viasoft, adquiriu 13,43% da startup CargOn, tornando-se dona de quase 30% da empresa. O investimento é baseado nas soluções tecnológicas em logística da CargOn para o agronegócio. O Grupo Viasoft já havia adquirido 15,66% anteriormente. O valor de mercado da CargOn foi de R$ 47,5 milhões.
De acordo com o presidente do Grupo Viasoft, Itamir Viola, CEO da TechInvestor, o investimento na CargOn se pauta nas soluções tecnológicas em logística que a empresa dispõe para empresas da cadeia produtiva do agronegócio. “Nossa tese de investimentos consiste em investir em aquisições no agtech [startups com atendimento ao agro] e agfintech [fintechs também para o agro]. E a CargOn é um importante operador logístico digital que atende esse setor de peso na economia.”
A empresa baseia seus investimentos em Agtech e Agfintech em indicadores econômicos favoráveis. O agronegócio representa quase 25% do PIB brasileiro, e o mercado de tecnologia no Brasil está em crescimento acelerado, com taxas anuais de 17,4%. Existe uma demanda por tecnologia e crédito no setor agrícola que não é totalmente suprida pelos programas existentes. Portanto, a TechInvestor foca em agtechs e agfintechs para atender essa demanda.
“Além disso”, explica Viola, “o mercado de tecnologia no Brasil cresce de forma acelerada, com taxas de crescimento de 17,4% ao ano, segundo o estudo ‘Mercado Brasileiro de Software’ [da Associação Brasileira das Empresas de Software]. Ao mesmo tempo, embora gigante, o mercado do agro ainda é relativamente carente de tecnologia. Também possui uma grande demanda por crédito. Programas como o Plano Safra não atendem essa demanda. Por isso, nossos investimentos em agtechs e agfintechs”.