Frio intenso perde força, mas as baixas temperaturas ainda persistem
Temperaturas extremas do final de semana já estão perdendo força
As temperaturas extremas do final de semana já estão perdendo força, mas a sensação de frio ainda persiste em várias regiões do Brasil. Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, a massa de ar frio que trouxe as temperaturas mais baixas do ano até agora está enfraquecendo. “Apesar de vários pontos entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina terem registrado temperaturas abaixo de zero na manhã desta segunda-feira (01.07) , o frio intenso está perdendo intensidade", afirmou Rodrigues.
Na última semana, o centro-sul do Brasil enfrentou um clima gelado, com registros de quase 8 graus negativos em São Joaquim, Santa Catarina. "Para ser mais preciso, na estação meteorológica da prefeitura municipal de São Joaquim, na região conhecida como 'Caminhos da Neve', o registro foi de 7,8°C abaixo de zero às 7 da manhã de domingo”, detalhou o meteorologista.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Rodrigues destacou que a massa de ar frio avançou para áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sudoeste e sul de Mato Grosso, sul de Goiás, leste de Minas Gerais e interior da Bahia. Nessas regiões, as temperaturas permanecem amenas, com tardes abaixo dos 20°C e noites entre 8 a 12°C. Contudo, as temperaturas mais altas da tarde são esperadas entre o norte de Mato Grosso do Sul, nordeste de Mato Grosso, noroeste de Goiás e sul do Tocantins, com projeções de 32 a 34°C, acompanhadas por baixos índices de umidade do ar, o que aumenta os riscos de incêndios.
Apesar da próxima madrugada ainda prometer ser gelada, com temperaturas perto ou abaixo de zero graus nas serras gaúcha e catarinense, bem como na fronteira sul e meio-sul do Paraná, o frio está perdendo intensidade na região centro-oeste. No leste do sudeste, Bahia e setores mais altos de Pernambuco, as temperaturas continuarão baixas no próximo amanhecer.