CI

Frio em dezembro? Veja a previsão

Massa de ar seco e frio deve atuar no Brasil



Foto: Pixabay

Após o avanço de uma frente fria na metade sul do país, uma área de alta pressão se estabeleceu na região. Este sistema está associado a uma massa de ar mais seco e frio, o que deve trazer um amanhecer com temperaturas próximas dos 5°C em setores de maior altitude da região Sul.

Contudo, o sol se faz muito presente, elevando as temperaturas logo nas primeiras horas da manhã. O período da tarde será quente, com temperaturas de até 35°C no Paraná. 

A frente fria está posicionada no oceano, mas ainda traz grande influência sobre o Brasil. Pois o sistema forma um canal de umidade entre o sul da região Norte até a costa do sudeste. 

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

As chuvas devem ser volumosas no leste de Minas, ao mesmo tempo que a probabilidade de chuvas é elevada em grande parte da região Centro-Oeste, onde os volumes devem superar os 15 mm no decorrer do dia. Com a ressalva da irregularidade das áreas que podem receber essas instabilidades. 

As instabilidades também devem ser mais frequentes sobre a região norte, com destaque em setores do oeste. 

Já na parcela centro-leste do Nordeste Brasileiro as projeções indicam um predomínio de tempo firme, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade. 

Região Norte: Chuvas generalizadas, mas com destaque no oeste

As instabilidades tropicais estarão presentes na região, garantindo condições de chuvas em praticamente todos os estados. Entretanto, áreas do sudeste do Pará e sul do Tocantins deverão ter o predomínio de tempo firme na maior parte do dia, com as instabilidades surgindo no período da tarde, na forma de trovoadas passageiras. São esperadas chuvas mais fortes no oeste do Acre, extremo oeste e norte do Amazonas, sul de Roraima e na região de Belém (PA). Nas áreas mais à oeste, a maior presença de chuvas e nebulosidade devem reduzir as temperaturas máximas, mas com a grande quantidade de umidade no ar, a sensação térmica ainda será elevada. 

Região Nordeste: Chuvas no MA e PI devem superar os 15 mm

O predomínio de uma massa de ar quente e seco, mantém as condições de tempo firme em boa parte da região. O tempo seco deve ser acompanhado por temperaturas elevadas e baixos índices de umidade, sobretudo na metade oeste da Bahia, onde os termômetros podem se aproximar dos 40°C, com umidade perto dos 20%. Sobre o Maranhão e Piauí, há condições elevadas para o registro de chuvas, inclusive na forma de trovoadas, especialmente ao norte do Maranhão. No decorrer do período, os acumulados podem superar a marca dos 15 mm. As instabilidades também devem avançar sobre o Ceará, mas devem ser mais irregulares. Tempo firme nas demais regiões.

Região Centro-Oeste: Chuvas irregulares

A presença de uma frente fria no oceano, estabelecer um corredor de umidade sobre a região, mantendo elevada as condiç?os de chuvas em boa parte do centro-oeste. No entanto, essas instabilidades devem acontecer de forma irregular e passageira, especialmente no período da tarde, como resposta do fator “termodinâmico” – combinação entre o calor e umidade. Algumas localidades ao norte do Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e sul de Goiás, devem registrar volumes entre 5 e 15 mm. Essas chuvas podem acontecer de forma intensa e localizada, em curtos períodos de tempo. Já em áreas ao sul do Mato Grosso do Sul, o predomínio deve ser de tempo seco e temperaturas não tão elevadas.

Região Sudeste: Chuvas generalizadas no centro, tempo firme no sul de SP

A presença de uma frente fria no oceano contribui com o estabelecimento de um corredor de umidade sobre a faixa central da região. Áreas do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais, devem registrar instabilidades a qualquer momento do dia. A média das projeções indicam até 30 mm nas imediações de Ponte Nova (MG), valores que podem ser superados no decorrer do período. Nessas áreas com maior probabilidade de chuvas, o céu fica nublado durante todo período, mantendo as temperaturas máximas abaixo dos 30°C. Já em setores da metade sul de São Paulo deve ter o predomínio de tempo firme, mas não se descarta a possibilidade de alguma trovoada isolada e passageira, no período da tarde, como uma resposta do forte calor no oeste Paulista.  

Região Sul: Amanhecer frio e tarde quente com tempo firme

Após o avanço de uma frente fria pela região, uma área de alta pressão associada a uma massa de ar mais seco e frio, se estabeleceu na região. Essa condição deve manter o tempo firme nos três estados da região, com o amanhecer ameno, abaixo dos 5°C nos pontos de maior altitude (Urubici e São Joaquim na Serra Catarinense). Contudo, a presença do Sol favorece o rápido aquecimento já nas primeiras horas da manhã, seguindo para uma tarde quente – até 34°C em Paranavaí (PR). Em relação às instabilidades, apenas algumas áreas do litoral do Paraná devem registrar algumas instabilidades, em função dos ventos oceânicos. Mesmo assim, a previsão indica chuvas fracas e passageiras, com previsão de baixos volumes. 

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.