CI

Frio avança no sul do Brasil

Região de baixa pressão se afasta e massa de ar frio avança pelo Sul



Foto: Pixabay

Nesta terça-feira (05/09) há mudanças no tempo, tanto na diminuição das chuvas em algumas áreas como no aumento das instabilidades em outros setores. Além disso, haverá um grande contraste entre as temperaturas no brasil central e as temperaturas na região Sul. 

A região de baixa pressão que provocou as chuvas intensas na região sul se desloca para o oceano, levando o ramo de instabilidades para setores do sudeste e centro-oeste. Nessa região mais central do Brasil, a tendência é de instabilidade no período da tarde, na forma de trovoadas isoladas e passageiras. 

Esse corredor de umidade deve se estender até o sudoeste da região norte, garantindo também chuvas sobre o Acre e Rondônia. Já na região nordeste, as nuvens carregadas ocorrem somente na faixa leste, mantendo as chuvas concentradas no litoral. 

Segunda rodada de chuvas

Uma nova região de baixa pressão deve se formar na próxima madrugada (quarta-feira) e trazer um novo pulso de instabilidades no sul do Rio Grande do Sul. Este sistema deverá permanecer ativo ao longo dos próximos dias, recebendo o forte suporte de ar quente e úmido da região amazônica, o que mantém as condições de chuvas volumosas.

Veja o mapa e a previsão por região na sequência

Região Norte
A presença de um corredor de umidade em setores do sul, garantem a formação das chuvas – mesmo que irregulares – sobre o Acre e Rondônia. Setores do centro-norte do Pará também devem registrar algumas instabilidades em função da combinação entre o calor e umidade. Contudo, grande parte da região norte terá o registro de tempo seco e temperaturas elevadas, sobretudo no estado do Tocantins.

Região Nordeste
No decorrer desta terça, as instabilidades ficarão concentradas em setores do leste da região nordeste, com volumes variando entre os 3 e 7 mm. Essas instabilidade ficam concentradas apenas em setores mais próximos ao litoral, ao passo que no interior Baiano, Maranhão, Piauí, oeste de Pernambuco até o Ceará devem ter uma terça mais seca.

Região Centro-Oeste
A influência de uma frente fria aumenta as condições de chuvas sobre o sul de Mato Grosso, sul de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul. Essas instabilidades devem ocorrer na forma de trovoadas isoladas, especialmente no período da tarde. Em relação aos volumes previstos, a média é de 5 e 15 mm, mas que podem ser superados de forma pontual. As temperaturas seguem elevadas, especialmente em áreas ao norte do Mato Grosso.

Região Sudeste
Com o avanço de uma frente fria, as chuvas tendem a ficar mais organizadas sobre a metade sul da região. Essas chuvas podem vir na forma de temporais localmente fortes com acumulados entre os 20 e 30 mm que podem ser superados pontualmente. Já em setores ao norte de Minas a previsão é de tempo mais seco. Mesmo com a presença das chuvas, o calor ainda é forte em grande parte da região, exceto no sudeste do estado de São Paulo.  
 
Região Sul
O sistema de baixa pressão está se afastando da região, levando consigo as chuvas. As instabilidades ainda podem surgir durante a madrugada em áreas do nordeste do Rio Grande do Sul e Leste de Santa Catarina. Com o afastamento das precipitações, uma massa de ar frio ligada a um sistema de alta pressão chega pelo sul do Rio Grande do Sul. Assim, a tendência é céu limpo e temperaturas mais baixas no sul. Já ao norte do Paraná, por outro lado, instabilidades podem surgir durante a tarde devido aos efeitos de uma frente fria na região sudeste.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.