Frigorífico de Itaporã (MS) reabre na segunda-feira
O antigo Frigorífico Itaporã confirmou que voltará a abater bovinos no dia dez de julho
Rebatizado de Garantia Alimentos, o antigo Frigorífico Itaporã, confirmou que voltará a abater bovinos no dia dez de julho, estando com a sua primeira escala pronta. Mais de 250 ex-funcionários foram recontratados depois de dois meses de incerteza, informou o presidente do sindicato da categoria, Mauro de Oliveira Proença.
A indústria foi arrendada por um grupo do setor de carne de Maringá (PR), depois de acertar um contrato com a Justiça de Diadema (SP), responsável pelo encaminhamento do processo de falência da antiga empresa, conhecida também como Frigorífico Pedra Bonita, pertencente ao empresário paulista José Antonio Fernandes.
O último abate do antigo frigorífico ocorreu em 27 de abril. Depois da falência, três representantes da Justiça paulista lacraram no dia oito de maio as instalações do frigorífico, dando prosseguimento ao processo da sua falência, depois de dois anos de concordata.
Mauro Proença não tem o número exato dos recontratados, mas estima que de 250 a 300 voltaram às suas funções naquela indústria de Itaporã – a maior empregadora do município. Segundo esse dirigente sindical, muitos demitidos foram embora da cidade e outros esperam vencer o período de pagamento do seguro-desemprego para tentar voltar ao antigo trabalho.
Antes do fechamento eram abatidas em torno de 500 cabeças de bovinos. Neste início de retorno, o número de abates deverá ser menor.