CI

Frente fria vai trazer mudanças no tempo

Chuvas intensas no Sul, calor no Sudeste e declínio das temperaturas: confira a previsão



Massa de ar frio avança nos próximos dias Massa de ar frio avança nos próximos dias - Foto: Wikipedia

A formação de uma nova frente fria neste início de semana (04.03) deve trazer condições de chuvas intensas na Região Sul do Brasil. Ao mesmo tempo, a frente fria provoca o acúmulo de ar quente sobre a região sudeste, elevando as temperaturas e diminuindo os índices de umidade, condição que deve aumentar a demanda hídrica dos cultivos. 

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Já nas demais regiões do país, as condições de chuvas são mistas, com precipitações variando entre os 10 e 50 mm, mas com destaque para as chuvas na faixa norte do Brasil.

Próximos dias

Ao longo da semana, essa frente fria deve avançar para a região sudeste, ao passo que uma massa de ar frio e seco adentra pelo sul do Brasil, promovendo o declínio das temperaturas. Algumas projeções indicam temperaturas próximas dos 5°C  no amanhecer de terça-feira (06.03).

 

Veja o mapa para hoje e a previsão para a sua região

 

 

Região Norte: Chuvas volumosas no PA e TO

Os corredores de umidade devem favorecer a formação das nuvens carregadas em áreas do leste da região, com destaque para o Pará e Tocantins, onde os acumulados podem se aproximar dos 60 mm em Altamira (PA) e até 40 mm em Araguaia (TO). Já na metade oeste da região, como em Rondônia, Amazonas e Acre, as condições de tempo indicam a maior presença do sol e chuvas mais irregulares. Em Roraima, existe a possibilidade de chuvas um pouco melhor distribuídas, ainda que os volumes sejam inferiores aos 10 mm.

 

Região Nordeste:  Chuvas intensas ao norte da região

A grande presença de umidade na região, combinada com o calor, deve resultar em chuvas abrangentes e volumosas, com destaque para o norte da Bahia, Piauí e Maranhão. Nas imediações de Picos (PI) os acumulados podem superar a marca dos 50 mm no decorrer do período, na forma de tempestades. Apenas em áreas do nordeste do nordeste devem registrar uma condição de tempo mais seco nesta segunda-feira, ainda que pancadas isoladas e passageiras possam surgir no período da madrugada e noite.

 

Região Centro-Oeste: Corredores de umidade garantem chuvas volumosas

A combinação entre os corredores de umidade, instabilidade de altitude e a forçante termodinâmica – combinação entre calor e umidade – devem favorecer a formação das nuvens carregadas em praticamente toda a região. As chuvas devem variar entre os 10 e 30 mm nos setores mais úmidos, como norte de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e norte de Goiás. Alguns pontuais podem atingir a marca dos 40 mm nas imediações do Pantanal. Por outro lado, a influência de uma massa de ar seco deve manter as condições de tempo firme no leste do Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas devem superar os 38°C no período da tarde.

 

Região Sudeste: Aumento das temperaturas antecedem mudança no tempo 

O avanço de uma frente fria na região sul, traz a condição de pré-frontal sobre o sudeste, o que favorece o aumento das temperaturas, essa frente fria deve chegar à região nos próximos dias. Entretanto, para esta segunda, é esperado termômetros acima dos 38°C no oeste de São Paulo e Triângulo Mineiro, com índices de umidade que podem ficar abaixo dos 30%, aumentando a demanda hídrica das lavouras. Por outro, áreas de instabilidade permanecem ativas sobre o norte de Minas Gerais, devido à combinação entre o calor e umidade. Contudo, essas chuvas devem ser irregulares, tanto nos volumes quanto nas áreas com previsão.

 

Região Sul: Frente fria favorece chuvas intensas

A formação de uma frente fria traz condições de chuvas abrangentes na região, com destaque para o Planalto Norte de Santa Catarina que pode receber acumulados próximos dos 50 mm. A região Nordeste do Rio Grande do Sul tamb?e deve receber chuvas intensas neste começo de semana. Mesmo com o avanço das instabilidades, áreas do norte do Paraná devem seguir com a condição de tempo seco e temperaturas elevadas. No final do dia, uma massa de ar frio deve atravessar a fronteira sul e trazer declínio nas temperaturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.