CI

Frente fria traz chuvas e queda nas temperaturas

Bloqueio segue mantendo o tempo firme na região Central



Foto: Pixabay

Para esta quarta-feira (28/06) a previsão do tempo indica um cenário de estabilidade – ou seja, tempo firme – em grande parte do Brasil. Isso em função de um bloqueio atmosférico que impede a formação das nuvens carregadas. 

Porém, alguns setores devem receber chuvas, como é o caso do extremo-sul do país, onde uma frente fria deve avançar, trazendo condições de instabilidade e queda nas temperaturas.

Outra região que deve receber chuvas nesta quarta, é a faixa litorânea do nordeste e a faixa norte da região norte.

Há avisos para a região central do país, pois as temperaturas devem passar dos 34°C em algumas regiões, com índices de umidade perto ou abaixo dos 20%.

Mesmo assim, as condições hídricas são propícias para a maioria das lavouras do país, com algumas restrições em relação à falta de chuvas na parcela central e as chuvas recorrentes na região sul. Entretanto, as limitações são pontuais. 

Chance de geada nos próximos dias

Após a passagem dessa frente fria – sistema de chuvas – uma massa de ar mais frio deve avançar pelo Rio Grande do Sul. As temperaturas entram em queda, já na noite desta quarta, caminhando para uma madrugada de quinta, mais fria. Existe a possibilidade de geadas nos pontos de maior altitude, mas sem riscos às áreas críticas de cultivo.

Veja o mapa e a previsão por região na sequência

Região Norte
A atuação do bloqueio atmosférico sobre o centro do Brasil, também mexe com as condições de chuva ao norte. Assim, boa parte da da região deverá ter o predomínio de tempo seco. As instabilidades se concentram no extremo norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Já em setores ao sul do Pará e Tocantins, além das temperaturas elevadas, os índices de umidade podem atingir níveis perto ou abaixo dos 20% nos horários mais críticos.

Região Nordeste
O amanhecer terá temperaturas mais baixas no centro-sul da Bahia, mas com a forte presença do sol, os termômetros sobem rapidamente indicando uma tarde quente e seca no interior do estado. Essa condição, no período da tarde, se estende até o centro do Maranhão, Piauí e Ceará. As instabilidades seguem ocorrendo na região, mas concentradas na faixa litorânea (com exceção do norte do Piauí e Noroeste do Ceará).

Região Centro-Oeste
A previsão é de tempo firme e grande variação nas temperaturas. Essas temperaturas, combinadas com os baixíssimos índices de umidade, aceleram a perda de água do solo e das plantas – que se mostra um cenário positivo para a maturação e colheita, mas deve trazer algumas restrições para lavouras em estádios mais sensíveis ao déficit hídrico.

Região Sudeste
O bloqueio atmosférico segue atuando na região, mantendo as condições de tempo estável em praticamente todos os estados. Apenas no nordeste de Minas e norte do Espírito Santo, devido aos ventos oceânicos, algumas instabilidades fracas e pontuais devem ocorrer. Atenção para os baixos índices de umidade no noroeste de São Paulo, Triângulo e Norte Mineiro.

Região Sul
O avanço de uma frente fria deve levar chuvas até o norte do Rio Grande do Sul. Porém, o sistema de chuvas vai avançar de forma mais oceânica, o que resulta em acumulados mais irregulares sobre o estado, com os maiores volumes se concentrando no sul. Já em Santa Catarina e Paraná, o tempo será firme, com grande variação entre as menores e maiores temperaturas. No final do dia, os termômetros entram em queda no Rio Grande do Sul, mas sem condições de frio intenso ou geadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.