CI

Frente fria deve chegar ao Mato Grosso do Sul

Veja a previsão para a sua região



Foto: Arquivo

O grande destaque para esta sexta-feira (18/08) é o avanço de uma frente fria pelo Centro-Sul do Brasil. Este sistema tem força o suficiente para trazer fortes temporais em áreas da região Sul, avançando até o sul da região Centro-Oeste. As chuvas devem chegar até o sul do Mato Grosso do Sul no final do dia e Áreas do Rio Grande do Sul podem registrar volumes superiores aos 40 mm no decorrer do período. 

Essas instabilidades, apesar de intensas, trazem um cenário de recuperação de umidade no solo, sendo uma condição muito favorável para as lavouras de trigo do sul do Brasil. Além disso, deve contribuir para o armazenamento de água abaixo da superfície, trazendo uma boa perspectiva para o gerenciamento nas próximas semanas. 

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Outro destaque do avanço dessa frente fria diz respeito às temperaturas nos setores à frente das chuvas. A tendência é o aumento de calor sobre essas regiões, o que provoca um aumento significativo das temperaturas, mesmo em áreas que estavam registrando marcas elevadas. 

Por fim, áreas do Centro-Norte Brasileiro, vem registrando uma redução das chuvas, sendo esta uma característica da época do ano.

Veja o mapa e a previsão por região na sequência

Região Norte

A instabilidade deve ocorrer sobre a região, mas concentrada em setores do extremo norte como ao norte do Amazonas e Roraima. Apesar deste ser um padrão típico para a época do ano, as chuvas nestes setores estão ocorrendo com volumes informados aos históricos e as temperaturas mais altas do que o normal. Por outro lado, áreas da metade sul como Acre, Rondônia, Tocantins e Pará vem registrando uma sequência de dias secos.

Região Nordeste

O padrão de chuvas fracas, para alunos e passageiras, deve seguir para o leste do nordeste. Setores entre o sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte, devem registrar este padrão também nesta sexta-feira. Já no interior da região, como no oeste da Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará, o domínio é de tempo firme e condições de chuvas.

Região Centro-Oeste

No decorrer de sexta, há condições para mudança no tempo no sul da região. Isso vai acontecer em função do avanço de uma frente fria que deve chegar sobre o Mato Grosso do Sul a partir do começo da noite de sexta. As instabilidades podem ser localmente fortes, sendo consecutivas de muitos raios, vendavais e até mesmo queda de granizo. Antes da chegada deste sistema de chuvas, há um acúmulo de ar quente sobre a região, elevando ainda mais as temperaturas na tarde desta sexta-feira. 

Região Sudeste

Nesta sexta-feira, o destaque para a região sudeste é o forte aquecimento em função da aproximação de uma frente fria. Este fenômeno conhecido como Pré-frontal, traz condição para o registro de temperaturas acima dos 34°C no noroeste e sul de São Paulo. Setores da metade norte, também terão uma tarde quente e mais seca.

Região Sul

O avanço da frente fria deve trazer chuvas intensas na região Sul, com destaque para áreas do Centro-Sul do Rio Grande do Sul. A média das projeções indica que os volumes podem ultrapassar a marca dos 40 mm nas imediações de Santiago (RS), mas pontualmente esses valores devem ser ainda maiores. Até a primeira metade do dia, as instabilidades chegam nas áreas do oeste catarinense e até o período da noite, as instabilidades avançam sobre o Paraná. Ao passo que a frente fria avança, uma massa de ar frio adentra pelo extremo sul, trazendo queda acentuada nas temperaturas para a próxima madrugada e condições de céu limpo no sul do Rio Grande do Sul.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.