CI

Frente fria avança e chuvas ganham força

Sul e Centro-Oeste devem receber os maiores volumes


Foto: Canva

As condições de tempo nesta quinta-feira (09) devem ser influenciadas pelo avanço de uma frente fria no Sul do país. Lembrando que, uma frente fria é, em sua forma, um sistema de chuvas.  As chuvas devem ser intensas ainda pela manhã no sul do Brasil e deve avançar até áreas do Sudeste e Centro-Oeste, aumentando as condições de chuvas nos setores do sul dessas regiões.  

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Já em setores do centro-leste do território nacional, uma massa de ar seco deve ser mais abrangente, garantindo um dia de tempo firme e forte presença do sol.  Além disso as temperaturas deverão ser elevadas em todo o Brasil, com os termômetros passando dos 40°C em pontos do Centro-Oeste e Nordeste. 

De maneira geral, as condições para as operações em campo são favoráveis, mas muita atenção com as temperaturas do solo muito elevadas.

Região Norte: Instabilidades mais irregulares.    
As instabilidades ficam ainda mais irregulares sobre o Tocantins e o Pará. Bem  como em Rondônia e leste do Amazonas. Contudo, nestes setores a oeste terão chuvas mais recorrentes, as temperaturas seguem elevadas e os índices de umidade mais baixos, particularmente sobre o Tocantins.

Região Nordeste: Ar seco ganha mais abrangência.
Uma massa de ar seco vem ganhando mais espaço na região, diminuindo as condições de chuvas em grande parte do Nordeste, com exceção apenas do Recôncavo Baiano e Sealba, onde as instabilidades oceânicas ainda mantém o tempo encoberto e com chuvas recorrentes. Neste setor, também espera-se temperaturas menos intensas. Ao contrário do que está previsto para o norte do Maranhão, norte de Piauí, oeste Baiano  e Ceará,onde os termômetros podem superar a marca dos 37°C. Em muitas localidades o calor vem acompanhado de baixos índices de umidade.

Região Centro-Oeste: Frente fria reforça as chuvas no MS.
As condições de chuvas persistem e podem ganhar mais força com o avanço de uma frente fria pelo sul. Novamente há condições de temporais sobre a metade sul do Mato Grosso do Sul. Já em Goiás e metade leste de Mato Grosso, a tendência é de diminuição nas instabilidades. Apesar disso, ainda chove em grande parte de Mato Grosso, mas de maneira irregular. O calor segue forte, com temperaturas superando a casa dos 40°C em diversas localidades, principalmente no sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste:  Tempo firme ganha espaço, mas frente fria se aproxima pelo sul.
O avanço de uma frente fria que surgiu na região sul, deve aumentar as condições de chuvas no sul de São Paulo, com possibilidade de temporais localmente fortes no final do dia. O tempo firme nas demais regiões, com a tendência de aumento nas temperaturas, mas ainda com destaque sobre o Noroeste Paulista e Triângulo Mineiro, onde os termômetros devem superar os 37°. Nesta região, não se descarta a ocorrência de alguma trovoada isolada e passageira como uma resposta do forte calor.

Região Sul: Temporais e chuvas mais abrangentes.
A frente fria – sistema de chuvas – ganha mais abrangência e intensidade nesta quinta , com possibilidade de chuvas em praticamente toda a região sul. Essas chuvas devem ser mais intensas ainda na madrugada e manhã, especialmente em áreas do oeste gaúcho com possibilidade de temporais. No decorrer do dia, as chuvas vão se espalhando sobre Santa Catarina e Paraná, ao passo que no Sul Gaúcho, o tempo vai limpando, com redução nas temperaturas. São esperados volumes de até 25 mm na Campanha Ocidental RS), assim como em Capanema (PR). O calor segue forte em áreas do norte paranaense, bem como no Vale do Itajaí (SC).

A análise é do metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.