Frente fria avança com potencial de temporais
Chuvas fortes e temporais atingem a fronteira sul do Brasil
A quinta-feira (04.04) será marcada pelo avanço de uma nova frente fria ao sul do país. Este sistema avança desde a madrugada, provocando condições de chuvas intensas na fronteira sul do Brasil.
A tendência é de que essas instabilidades fiquem confinadas na região, com possibilidade de temporais localmente fortes.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Já na parcela central do território nacional, as condições de tempo seguem com o predomínio de uma massa de ar quente e seco, mantendo um quadro de atenção para áreas do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
No centro-norte do país, as instabilidades permanecem ativas, mas apresentando uma redução na intensidade, se comparadas aos dias anteriores.
Veja o mapa de previsão e o texto por região
Região Norte
As chuvas devem ocorrer na forma de trovoadas isoladas e passageiras em toda a região. Sobre o Tocantins essas instabilidade devem ser melhor distribuídas. No Amazonas e sul de Roraima, as chuvas serão mais intensas, mas ocorrendo de maneira isolada.
Região Nordeste
As chuvas devem continuar ativas sobre grande parte da região. Contudo, espera-se uma redução na intensidade dessas instabilidades, especialmente em áreas do Maranhão e Piauí, mas ainda assim são esperados acumulados de chuvas na ordem dos 30 a 40 mm no decorrer do dia. As instabilidades também serão bem distribuídas em áreas do nordeste do nordeste, assim como em grande parte da Bahia.
Região Centro-Oeste
Os corredores de umidade mantêm as condições de chuvas sobre a metade norte da região, embora a intensidade das chuvas sejam menores se comparadas aos dias anteriores. Ainda assim, no norte de Mato Grosso algumas localidades podem registrar chuvas acima dos 30 mm. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul, o cenário é delicado, devido às chuvas mais escassas e as temperaturas mais elevadas, condição que deve persistir ao longo desta quinta-feira.
Região Sudeste
As projeções indicam a manutenção das áreas de instabilidade ao norte da região, com destaque para Minas Gerais onde os acumulados podem superar os 60 mm de maneira pontual, especialmente nas imediaçioes de Pedra Azul (MG). Nas demais localidades as chuvas devem ser mais irregulares e predomínio de tempo firme no sul de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Com a forte presença de nebulosidade e condições de chuvas, as temperaturas ao norte de Minas devem ser amenas, ao passo que o calor segue forte no oeste Paulista.
Região Sul
A formação de uma frente fria aumenta as condições de chuvas sobre o Rio Grande do Sul, onde há possibilidade de temporais localmente fortes acompanhados de rajadas de vento acima dos 60 km/h, muita atividade de raios e pequena possibilidade para queda de granizo. Os maiores volumes devem ser registrados no sudoeste do estado, com indicativos de mais de 50 mm no decorrer do período. Por outro lado, áreas de Santa Catarina e Paraná devem permanecer com o predomínio de tempo firme, embora algumas instabilidades possam avançar no sul catarinense até o final do dia. Já no norte paranaense, a falta de chuvas e as elevadas temperaturas estão aumentando a demanda hídrica das lavouras.