Fortes chuvas na China ameaçam rios e evacuações em massa
Na semana passada, chuvas e deslizamentos de terra causaram 15 mortes na região
Chongqing, um município extenso no sudoeste da China, emitiu alertas intensos para chuvas fortes em 24 distritos e condados na sexta-feira, de acordo com a mídia estatal, enquanto as chuvas atingem a área e vários rios ameaçam transbordar. Inundações repentinas atingiram partes da China nas últimas semanas, com Chongqing sendo particularmente atingida. Na semana passada, chuvas e deslizamentos de terra causaram 15 mortes na região.
Mais de 2.600 residentes foram evacuados na manhã de sexta-feira, depois que chuvas intensas inundaram ruas e casas em Chongqing, informou a Xinhua.
As chuvas incessantes deslocaram milhares em algumas partes do país. Alguns dias atrás, mais de 40.000 tiveram que ser transferidos para um local seguro na província de Sichuan.
Um vídeo da televisão estatal mostrou uma cachoeira de chuva envolvendo carros e caminhões em Chongqing, com rios de lama espessa e marrom soterrando tratores e caminhões nas ruas.
As tempestades têm sido implacáveis em 28 distritos e condados de Chongqing desde quinta-feira, com uma precipitação máxima diária recorde de 227 mm (8,9 polegadas) registrada no distrito de Wanzhou, de acordo com o serviço meteorológico local, informou a mídia estatal.
As autoridades de Chongqing emitiram alertas vermelhos para algumas partes da região. A China possui um sistema de alerta climático de quatro níveis, codificado por cores, para chuva e desastres geológicos, com o vermelho representando o aviso mais grave, seguido por laranja, amarelo e azul.
As autoridades locais também emitiram planos de resposta de emergência atualizados e alertaram sobre inundações e deslizamentos de terra. Enquanto isso, o partido governante da Comunidade continuou a enfatizar as medidas de prevenção de inundações em todo o país. A região da Mongólia Interior, no norte da China, emitiu na noite de quinta-feira um alerta vermelho, com fortes tempestades que devem atingir as partes central e leste da área até a noite de sexta-feira, de acordo com o serviço meteorológico da região e a autoridade de recursos hídricos, disse a Xinhua.