Formação de frente fria traz mudanças no tempo
Região sul pode ter fortes instabilidades em decorrência da frente fria
A quarta-feira (25/05) será marcada pelo tempo seco em uma ampla área do território nacional. Sobretudo na central do país, onde uma área de alta pressão domina o tempo e impede a formação das nuvens carregadas.
Porém, no final desta quarta há fortes indicativos do avanço de uma nova frente fria ao sul do Brasil. Essa fria vai trazer instabilidades expressivas na região sul e que irá ocorrer nos próximos dias.
Também teremos instabilidades sobre a faixa norte e costa leste do país. E os fatores que contribuem para isso é o corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência Intertropical, e como instabilidades de leste na costa do nordeste.
Confira uma plataforma completa de mapas aqui.
Saiba a previsão para a sua cidade aqui.
Região Norte
De maneira geral, o tempo firme vai predominar na grande parte da região norte. Assim, como as mudanças da região se fixam sobre as bordas. Há possibilidade de chuvas localmente fortes sobre o AC, norte do AM, RR, AP e norte do PA. Já nas demais regiões o sol predomina.
Região Nordeste
Como as instabilidades persistem na costa da região, isso deve-se à atuação do corredor de sensibilidade na faixa norte e às instabilidades do leste na metade leste do nordeste. Há condições para pancadas de chuvas fortes desde o litoral de SE até o norte do RN. Os acumuladores podem superar a marca dos 40 mm pontualmente e ser na forma de temporais localmente fortes. Por outro lado, a atuação de uma massa de ar seco mantém o tempo firme sobre todo o interior nordestino - desde o centro do MA até o oeste e sul da BA.
Região Centro-Oeste
A forte presença de uma área de alta pressão - comum nesta época do ano - impede a chegada de umidade e formação das nuvens carregadas sobre a região centro-oeste. E isso, principalmente um detalhe de nossa importância, graças a uma quantidade de exposição, e também por um fenômeno de representação solar do ar. Essa, eleva as temperaturas sobre a região, especialmente no período da tarde, e mantém os índices de umidade relativa abaixo dos 20% mais críticos. Os termômetros podem realizar os 33°C na grande região do Pantanal, norte do MT e oeste do GO. E os alertas de baixa umidade vão para a parcela central do GO e oeste do MS.
Região Sudeste
A atuação de um sistema de alta pressão impede a formação de nuvens carregadas em grande parte da região sudeste. Apesar disso, algumas instabilidades oceânicas podem surgir sobre o ES e nordeste de MG, mas na forma de pancadas fracas e passageiras. O amanhecer segue com temperaturas amenas nas serras de MG, mas segue com o rápido com a presença do sol. Já na metade oeste de MG, triângulo mineiro e oeste paulista, os termômetros podem superar os 30°C no período da tarde.
Região Sul
De maneira geral, o tempo será seco em todo o período na maioria das áreas da região sul. Porém, o destaque do dia poderá ocorrer na noite de quarta e madrugada de quinta, devido ao avanço de uma nova frente fria sobre a região. Essa frente fria poderá atuar de forma expressiva no sul do RS e trazer intensas e localmente fortes. Mas antes do avanço das quartas-feiras, à medida que as águas se aproximam da feira, avançam a tarde da quarta-feira quente e abafada.
Veja os mapas destaques para hoje:
Chuva
Umidade Mínima
Temperatura Mínima
Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*