Fim da onda de calor: frente fria traz chuvas intensas
Sistema de chuvas coloca fim à onda de calor no Centro-Sul do Brasil.
A onda de calor deve chegar ao fim nesta semana. o avanço de uma frente fria a partir de sexta-feira (15.03) e assim deve trazer a quebra no padrão da onda de calor que vem afetando as condições de tempo na região Centro-Sul do Brasil.
A frente fria – sistema de chuvas – vem atuando sobre os países vizinhos, como no norte da Argentina e Uruguai, provocando condições de chuvas intensas por lá, com relatos de granizo “gigantes”
Granizo destrutivo em Campana, Argentina no dia 12 de Março de 2024. Fonte: X - Tiempo AMBA.
Granizo ocorrido no dia 13 de Março de 2024 em Carmen de Areco nas imediações de Buenos Aires. Fonte: X - Tiempo AMBA.
As instabilidades devem avançar pela fronteira sul do Brasil ainda na manhã da sexta-feira (15.03), com possibilidade de chuvas intensas no Rio Grande do Sul. As tormentas devem avançar até a região central do estado ainda na sexta.
No sábado (16), uma nova rodada de tempestades devem ocorrer no estado do Rio Grande do Sul, avançando até Santa Catarina. No domingo (17), novamente as tormentas devem ser registradas na região, especialmente entre o norte gaúcho, avançando até o estado do Paraná.
As projeções indicam que as chuvas deverão ser recorrentes ao longo dos próximos dias. No cenário para os próximos 5 dias, são esperados volumes acima dos 150 mm no sul do Rio Grande do Sul e até 100 mm em Santa Catarina.
O sistema de chuvas consegue avançar para o sudeste do país, mas de forma litorânea. O que deve favorecer a ocorrência de chuvas no leste de São Paulo e sul de Minas Gerais, porém, os volumes esperados são inferiores aos 60 mm.
O calor no centro do país está próximo de uma virada, embora continue presente por mais algum tempo.
Mesmo com o avanço das chuvas no Centro-Sul do Brasil, as temperaturas devem permanecer acima da média para o período em áreas ao norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Essa condição deve continuar até pelo menos o dia 21 de março, quando uma nova frente fria deve avançar pelo sul do país, seguida de uma massa de ar mais frio.
Então, no dia 22, essa massa de ar frio avança pelo Centro-Sul do Brasil, reduzindo o intenso calor nos estados da região Sul e posteriormente no Sudeste e Centro-Oeste.
Desvio das temperaturas para a tarde do dia 22 de Março. Fonte: Tropical Tidbits