
Existem várias espécies de figueiras, mas, nem todas produzem figo comestível. Entre tantas, aqui no Brasil, a Ficus carica é a mais cultivada. Com isso, além do comércio interno, uma boa parte da produção é destinada à exportação. No entanto, se você quiser cultivar o figo em casa, é perfeitamente possível. E pensando nisso, nós preparamos algumas orientações bem simples que vão facilitar a sua tarefa. Com isso, você terá frutas frescas e bem docinhas sem gastar nada. Veja abaixo esse guia prático.
Como cultivar figo
Na maioria das vezes, as mudas são feitas por estaquia. Dessa forma, você poderá comprar uma já pronta ou fazer a sua. Seja como for, o passo a seguir é escolher o local ideal para plantar. Isso nos leva, portanto, à segunda questão.
Por se tratar de uma árvore que pode crescer bastante, será necessário ter um bom espaço no quintal. A princípio, a frutífera até poderá ficar em um vaso grande. Contudo, depois de um certo tempo, deverá ser transplantada para o solo.
Qual o melhor clima para plantar figueira
Devido a sua origem, nas regiões áridas do mediterrâneo, a figueira é muito resistente ao sol e ao calor. Por esse motivo, ela se adaptou muito bem ao clima brasileiro. Sendo assim, se você mora nos estados mais quentes do país, você tem um clima propício para cultivar figos. Sabendo disso, você deve escolher uma área ensolarada do seu quintal.
Tipo de solo
Como já descrito, o figo vem de um solo desértico, ou seja, você precisa reproduzir em seu quintal um ambiente com características do seu lugar de origem. Dessa maneira, a chance de você conseguir bons frutos é muito maior.
Nesse sentido, antes de preparar o terreno para o plantio, você deve escolher um solo arenoso. Depois, é só adicionar um pouco de fertilizante e depositar a muda. Assim, a árvore terá as condições adequadas para se desenvolver rapidamente.
Como cuidar da planta de figo
Com certeza, depois de plantar a muda, ela precisará de cuidados para crescer forte e saudável. Portanto, logo após o plantio você deve regar a planta frequentemente até que ela se firme no lugar. Após esse período, faça uma rega moderada, ou seja, em média duas vezes por semana. Também não se esqueça de adubar corretamente.
Adubação
Este é, sem dúvida, um ponto muito importante pois essa espécie vai precisar de uma adubação rica em fósforo e potássio. Vale lembrar que é justamente o potássio que vai garantir um fruto mais doce e suculento. Para isso, você poderá usar o adubo natural de casca de banana.
Adubo de casca de banana para figo
Agora que você já sabe como cultivar o figo, vamos te ensinar uma receita muito fácil de adubo natural. Como dito anteriormente, o potássio é fundamental para produzir frutas açucaradas e resistentes a pragas. Sendo assim, nada melhor que casca de banana para fazer a nossa “porção mágica”.
Ingredientes
500 ml de água quente;
2 cascas de banana.
Modo de fazer
Em primeiro lugar você vai ferver a água e, em seguida, depositar as cascas de banana. Feito isso, você vai reservar por seis horas, nesse tempo, a água vai absorver o potássio e demais nutrientes das cascas. Após esse tempo, você vai coar e colocar apenas o líquido em uma garrafa e aplicar na frutífera.
Ademais, você poderá usar este adubo orgânico em outras plantas, inclusive, em sua horta. Nós, do Agro e Jardim, esperamos que você aproveite todas estas sugestões e colha bons frutos. Afinal, quem não quer um figo maravilhoso ao alcance das mãos, não é mesmo?