CI

Fertilizante a base de lodo de esgoto beneficia culturas

O fertilizante foi desenvolvido  a partir da compostagem termófilíca de resíduos urbanos, tendo como principal matéria-prima, o lodo



Foto: Divulgação

De modo geral, os fertilizantes são utilizados na agricultura para o enriquecimento do solo. No Cerrado, a aplicação de fertilizante orgânico produzido com lodo de esgoto, associado com nutrientes, aumentou a produtividade da soja em 10,8% e do milho em 6,8%, em comparação com as plantas que receberam adubação tradicional.  

O experimento com o fertilizante foi desenvolvido no Setor de Produção Vegetal da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no município de Selvíria/MS. A conclusão foi realizada pela engenheira agrônoma Adrielle Rodrigues Prates, em pesquisa para a Faculdade de Engenharia da Unesp.

 A pesquisadora forneceu que em solo de baixa fertilidade natural, o uso do composto orgânico melhora aos atributos químicos, principalmente nos teores disponíveis de micronutrientes. Dessa forma, o adubo poderá reduzir os custos com fertilizantes minerais, além de dar um destino sustentável ao lodo de esgoto.  

O fertilizante foi desenvolvido a partir da compostagem termofílica de resíduos urbanos, tendo como principal matéria-prima, o lodo.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.