A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) apresentará novos servidores à comunidade de Vacaria sexta-feira (12). O diretor-presidente da instituição, Roberto Carbonera, abrirá a solenidade às 16h, no Centro de Pesquisa da Fepagro da Região Nordeste, destacando a importância do projeto de Revitalização da Pesquisa Agropecuária Estadual que está sendo implantado.
A partir deste mês, o Centro de Pesquisa da Região Nordeste incorpora a pesquisadora especialista em administração e desenvolvimento rural, Simone Tasch. Ela reforçará a equipe do centro, criado em 1939 e hoje direcionado para o desenvolvimento de sistemas agroecológicos de criação e de produção familiar.
Ao todo, a Fepagro ganha 47 pesquisadores com formação em agronomia, veterinária, zootecnia, biologia, química e engenharia florestal, e oito técnicos superiores administrativos das áreas de administração, direito, contabilidade, secretariado-executivo, jornalismo e letras. Segundo Roberto Carbonera, este é "um marco para a pesquisa agropecuária do Rio Grande do Sul, por se tratar da única organização estadual de pesquisa em todo o País a realizar concurso para contratação de novos servidores".
A Fepagro pesquisa as áreas de recursos naturais e qualidade ambiental, sistemas de produção e sanidade animal, aquacultura e pesca, recursos genéticos e produção de grãos, sistemas de produção de frutas e hortaliças, plantas medicinais, aromáticas e ornamentais. Seus projetos especiais, reunidos em nove eixos ou programas, buscam gerar alternativas de trabalho e renda na agricultura de economia familiar, em pequenas e médias propriedades, assentamentos, comunidades indígenas e de pescadores, sempre visando a sustentabilidade ambiental e a produção agroecológica. Nos últimos anos, com a descentralização da pesquisa, através da realocação de pesquisadores da sede para as unidades, todas as regiões do Estado foram contempladas com profissionais qualificados.
O evento em Vacaria encerra o roteiro de apresentação de servidores em onze cidades onde novos funcionários ingressam nos centros da Fepagro.