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Feiras empurram exportações de produtos orgânicos e naturais

A preocupação dos consumidores europeus com saúde e meio ambiente impulsiona



O mercado europeu é um dos principais destinos das exportações brasileiras O mercado europeu é um dos principais destinos das exportações brasileiras - Foto: Divulgação

Nos últimos anos, o Brasil se destacou como exportador de produtos orgânicos e naturais, devido à crescente demanda global por alimentos saudáveis e sustentáveis. Em 2023, as exportações do agronegócio brasileiro chegaram a US$ 166,55 bilhões, um aumento de 4,8% em relação a 2022, representando 49% do total das exportações do país.

O mercado europeu é um dos principais destinos das exportações brasileiras de produtos orgânicos e naturais, absorvendo cerca de 40% do total exportado. A preocupação dos consumidores europeus com saúde e meio ambiente impulsiona a demanda por alimentos livres de pesticidas e produtos químicos. Empresas brasileiras têm investido em programas de incentivo à produção orgânica e em promoção comercial no exterior, participando de feiras e eventos internacionais para fortalecer a imagem dos produtos brasileiros e estabelecer parcerias comerciais globais.

Algumas empresas presentes na 18ª Edição das feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech estão focadas em exportações. A Ekobé, por exemplo, apresenta inovações nutracêuticas como gomas e o alimento em pó Ora-Pro-Nóbis, refletindo o crescimento do mercado de suplementos e vitaminas do Brasil, que atingiu cerca de US$ 120 milhões em 2023. A Loja da Lata, da Brasilata, se destaca no cenário de exportação com suas embalagens inovadoras e sustentáveis, exportando para mais de 15 países e obtendo cerca de 15% de sua receita de exportações.

Os produtos da Surya Brasil têm forte presença internacional, com crescimento de 21,92% no mercado natural americano e aumento de 18,69% nas exportações. Seus produtos são vendidos em mais de 40 países, incluindo Estados Unidos, Índia e México. A Juçaí, produtora de açaí da palmeira-juçara, também está expandindo internacionalmente. A empresa investiu mais de R$ 20 milhões em uma nova fábrica para aumentar sua produção e atender à demanda crescente no Oriente Médio por alimentos saudáveis e naturais.
 

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