Fechamento misto para soja em Chicago
Farelo de soja fechou em baixa e o óleo de soja encerrou a sessão em leve recuperação
Na Bolsa de Chicago, a soja teve fechamentos mistos com Fundos reduzindo a liquidação de contrato, de acordo com informações da TF Agroeconômica. “O contrato de soja para maio23 fechou em baixa de -0,64% ou $ -9,25 cents/bushel a $ 1436,00. A cotação de novembro23, a principal data negociada nos EUA, fechou em alta de 0,06%, ou $ 0,75 cents/bushel a $ 1266,75”, comenta.
“A cotação de maio24 fechou em baixa de -0,02% ou $ -0,25 cents/bushel a $ 1273,25. O contrato de farelo de soja para maio fechou em baixa de -2,02% ou $ -8,8 ton curta $ 426,0 e o contrato de óleo de soja para maio fechou em alta de 0,72% ou $ 0,37/libra-peso a $ 52,08”, completa.
A soja grão teve fechamentos mistos, enquanto o farelo de soja fechou em baixa e o óleo de soja encerrou a sessão em leve recuperação. “Como fator positivo no dia, os investidores desaceleram o ritmo da liquidação de contratos, o que abriu espaço para compras de oportunidade. A baixa adesão do produtor argentino ao programa Dólar Soja 3 também foi um fator otimista para as cotações.
No entanto, dados da StatsCan, do USDA e do Governo Chinês sobre a perspectiva de aumento de área e safra no Canadá, Brasil e China, respectivamente, pressionaram os preços. O bom avanço da semeadura de soja nos EUA e as baixas vendas externas do país também são fatores limitantes”, indica.
“A Argentina triplicou importações de soja, mas setor ainda tem capacidade ociosa de 70%. Os efeitos da estiagem e os grãos do Paraguai geraram efeitos complexos para a moagem. A estiagem teve impacto nas lavouras e também no agronegócio. O setor de esmagamento de soja triplicou a importação de grãos, mas ainda está abaixo da moagem de 2022, trabalhando com capacidade ociosa de 70%”, conclui.