CI

Fechamento do Mar Negro e o impacto na Ucrânia

“O impacto é semelhante à Ucrânia passando por secas consecutivas"



Foto: Governo do Estado do Paraná

A Ucrânia está perdendo seu lugar como um dos maiores exportadores mundiais de trigo e milho por causa da guerra, e seu papel pode diminuir ainda mais com o fechamento das rotas marítimas do Mar Negro nesta semana, disseram analistas do instituto IFPRI . A Rússia, que atacou portos de grãos ucranianos por três dias seguidos, declarou na quinta-feira que as viagens de navio não eram seguras em partes do Mar Negro.

A produção agrícola na Ucrânia está bem abaixo dos níveis anteriores à guerra, pois os agricultores lidam com preços baixos de commodities, custos altos e danos militares às terras agrícolas. A chamada Iniciativa de Grãos do Mar Negro (BSGI) facilitou a exportação de mais de 32 milhões de toneladas de produtos agrícolas ucranianos no ano passado, mas o acordo foi rescindido pela Rússia no início desta semana.

“A menos que seja encontrada uma alternativa de baixo custo para enviar grãos para a Ucrânia, o fim do BSGI levará a preços mais baixos para os produtores do país, provavelmente resultando em menor produção para as safras de trigo e milho de 2024”, escreveram três analistas do IFPRI em um blog que analisou os efeitos imediatos e de longo prazo da paralisação.

“O impacto é semelhante à Ucrânia passando por secas consecutivas e diminuiria muito seu papel como um importante fornecedor de trigo e milho. A produção reduzida também representa riscos para os mercados globais; com os estoques globais de grãos em níveis baixos e pouca reconstrução neste ano, os preços permanecerão voláteis e responsivos a possíveis quedas de produção”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.