Fafec mostra frutíferas com potencial de mercado
A feira é organizada pela Emater/RS-Ascar e Afubra no Parque de Exposição Dorval Ribeiro, em Camaquã, e se estende até domingo
O cultivo de uvas vem despontando na Região Centro-Sul e a área plantada neste ano chega a 150 hectares. Segundo a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Cristina Gadea, devido às condições propícias de clima e solo para o desenvolvimento da planta e a proximidade da região com a Capital, que possui um grande mercado consumidor, a área de plantio vem sendo ampliada a cada safra.
Além disto, para estimular ainda mais a venda não só in natura, como o mercado de sucos e vinhos, a Emater/RS-Ascar fez um projeto e o Ministério do Desenvolvimento Agrário disponibilizou recursos para a construção de uma unidade de processamento de uva em Sertão Santana. A agroindústria vai beneficiar todo o território da Região Centro-Sul e será administrada por uma Cooperativa recentemente fundada.
Na Fafec, os sistemas de cultivo de uvas instalados para a demonstração são em espaldeira e latada. Além das videiras, os visitantes também podem conferir o plantio de outras frutas, como morango, melancia, limão, laranja, bergamota, lima e de frutíferas nativas, como a goiabeira e a cerejeira, que totalizam uma área de 900 m².