CI

Exposição a pesticidas: O que revela a toxicologia?

A dose de exposição é um fator determinante para os efeitos dos pesticidas



“A Toxicodinâmica compreende a avaliação dos possíveis efeitos negativos ou positivos nos diversos órgãos do corpo humano" “A Toxicodinâmica compreende a avaliação dos possíveis efeitos negativos ou positivos nos diversos órgãos do corpo humano" - Foto: AgrolinkFito
A Toxicologia Clínica, uma área da saúde dedicada a estudar a ação dos agentes químicos, como pesticidas, sobre a saúde ocupacional e pública, é fundamental para avaliar os efeitos que esses produtos podem causar em populações expostas. Segundo o professor-doutor Angelo Zanaga Trapé, ex-coordenador do Ambulatório de Toxicologia do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp, essa ciência permite investigar tanto os impactos de curto quanto de longo prazo causados pelos pesticidas. Ela envolve a toxicocinética, que analisa como o pesticida é absorvido e eliminado pelo organismo, e a toxicodinâmica, que avalia os efeitos nos órgãos humanos.

Conteúdo exclusivo para Cadastrados

Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.

Já tenho cadastro
Não tem conta? Cadastre-se aqui
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.