CI

Exportações de trigo da Rússia caem

A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo


Foto: Pixabay

Enquanto a Rússia colhe o que se espera ser uma safra recorde de trigo, as exportações em julho e agosto, os dois primeiros meses da nova temporada, caíram 22% para 6,3 milhões de toneladas em relação ao ano anterior, informou a Bloomberg, citando dados de embarque do SO Logístico.

Desde o início da nova temporada, os embarques russos de trigo não são mais limitados por uma cota de exportação que estava em vigor na segunda metade da temporada anterior para proteger o abastecimento doméstico, mas as sanções econômicas após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro estão sendo responsabilizadas. pelo governo por dificultar os embarques.

A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo, principalmente para o Oriente Médio e África, e a consultoria agrícola Sovecon estimou uma colheita recorde de 94,7 milhões de toneladas em 2022. Enquanto a União Europeia e os Estados Unidos enfatizaram que alimentos e fertilizantes não são alvo de as sanções, a Rússia afirma que banqueiros, seguradoras e transportadoras têm sido cautelosas em fazer negócios como resultado.  

Os agricultores russos também relutam em vender o trigo como um rublo forte e os altos impostos de exportação o tornam menos atraente, enquanto alguns clientes europeus ponderaram seus pedidos no início do ano, observou a Bloomberg, citando o instituto IKAR, com sede em Moscou. Os embarques são projetados pelo IKAR para subir para 4 milhões de toneladas em setembro, embora isso ainda esteja abaixo dos 4,7 milhões de toneladas exportadas um ano antes.

Enquanto isso, a Ucrânia reiniciou seus embarques no mês passado, exportando 1,5 milhão de toneladas de alimentos através dos corredores de grãos estabelecidos sob a Iniciativa de Grãos do Mar Negro , um acordo intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia e acordado pela Ucrânia e Rússia em 22 de julho.

Embora as cargas dos portos ucranianos do Mar Negro sejam pouco mais de um quarto dos volumes anteriores à guerra, o governo espera que os embarques aumentem nos próximos meses. Antes da guerra, 5 milhões a 6 milhões de toneladas de grãos eram normalmente embarcadas mensalmente através dos portos do Mar Negro da Ucrânia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.