Exportações de soja crescem 53% no Paraná
A comercialização da oleaginosa apresentou avanços
Com o término da safra de soja 2023/24, a comercialização da oleaginosa apresentou avanços. As exportações paranaenses do complexo soja, que incluem grão, farelo, óleo e demais derivados, atingiram 5,4 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre de 2024, um aumento de 53% em comparação ao mesmo período de 2023. O valor financeiro dessas transações chegou a 2,5 bilhões de dólares, uma alta de 20% em relação ao ano anterior. Este aumento se deve à colheita antecipada desta safra, embora haja expectativa de diminuição nos embarques nos próximos meses.
No cenário nacional, as exportações totalizaram 44,6 milhões de toneladas, um crescimento de 10% no quadrimestre. Apesar do maior volume exportado, o valor financeiro foi 13% menor que o registrado em 2023, somando 19,9 bilhões de dólares, devido aos preços mais baixos praticados nesta safra.
As informações foram divulgadas pelo Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 17 a 23 de maio, preparado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura.