Exportações de milho de MT superam 16,8 milhões de toneladas
Destaque vai para os portos de Barcarena e Santarém
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Mato Grosso exportou 16,89 milhões de toneladas de milho em 2024, até setembro. Os portos do Arco Norte foram responsáveis por 60,89% desse volume, o equivalente a 10,28 milhões de toneladas, enquanto o Arco Sul contribuiu com 39,11% das operações no mesmo período.
O destaque vai para os portos de Barcarena e Santarém, que juntos exportaram 8,65 milhões de toneladas, ou 84,09% de todo o milho embarcado pelo Arco Norte. Esse crescimento é atribuído a investimentos em infraestrutura realizados na região, que permitiram a expansão das operações logísticas. Em comparação, em 2021, o Arco Norte representava apenas 47,63% das exportações de milho de Mato Grosso.
No entanto, as dificuldades de escoamento impostas pela seca impactam o transporte fluvial nesta época do ano. Como exemplo, a Amport (Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo da Amazônia) anunciou recentemente a suspensão do transporte de grãos pelo rio Tapajós. A expectativa, contudo, é que o retorno das chuvas nos próximos meses normalize as operações.