Exportações de milho de Mato Grosso disparam em julho
Ainda assim, o volume exportado em julho de 2024 foi 5,90% inferior
De acordo com a análise semanal divulgada pelo Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) e os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Mato Grosso, o maior produtor de milho do Brasil, exportou 2,76 milhões de toneladas do grão em julho de 2024. Esse volume representa um expressivo aumento de 272,21% em relação a junho de 2024.
Embora o crescimento nas exportações tenha sido notável, era esperado que os volumes de escoamento fossem maiores em julho, uma vez que a colheita de milho no estado está em plena atividade durante este período. No entanto, comparado ao mesmo mês do ano passado, o volume exportado em julho de 2024 foi 5,90% inferior. Esta diminuição pode ser atribuída à menor produção de milho na safra 2023/24 em relação à temporada anterior (2022/23) e à extensão do período de escoamento da soja, que intensificou a competição pelos terminais de embarque.
Para os próximos meses, a expectativa é de que os envios de milho se intensifiquem, conforme a tendência sazonal observada em anos anteriores.