Exportações de máquinas crescem 8%
Setor também teve avanço de 72% na receita em relação a abril do ano passado
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) divulgou os números referentes a abril no setor. Houve recuperação em relação ao ano passado, fortemente afetado pela pandemia.
Em relação a março houve queda de 3,8% na receita liquida no mês de abril, respeitando o seu comportamento sazonal mas quando comparado com março do ano passado o aumento foi superior a 72%.
Nas exportações também houve avanço e o mercado externo foi responsável pela melhora no desempenho do segmento. O crescimento das exportações foi de 8%, enquanto na receita interna ocorreu queda de 6,1% na comparação com março deste ano. O segmento de agricultura teve alta de 10,6% no mês e de 21% no ano.
Ainda que as vendas no mercado doméstico tenham registrado queda em relação ao mês anterior, na comparação interanual superou em 102% o resultado de 2020, isso porque, abril de 2020 as vendas encolheram 33% em razão da chegada da pandemia da Covid-19. “São números positivos. Desde 2008, é a primeira vez que podemos falar que 'agora vai'”, afirmou José Velloso, presidente da entidade.
Nas importações o segmento de agricultura teve queda de quase 45% no mês de abril e acumula elevação de 16% no ano. Entre as principais origens das importações, China, EUA e Alemanha. Máquinas da Itália cresceram 40%.
Em abril o marketshare do fabricante nacional aumentou novamente, tanto em relação ao resultado observado em março como ao observado em 2020, e alcançou 53% do consumo nacional de máquinas e equipamentos. Em abril de 2020 a participação do produtor local no consumo aparente era de apenas 41,3%.
“Nunca o setor de máquinas cresceu tanto como está crescendo agora. Entre janeiro e abril de 2021, a receita do setor cresceu 37% em relação a 2020”, disse Velloso.