Exportações de carne suína apresentam quedas em outubro
Projeção de quedas tanto no volume quanto na receita das exportações de carne suína
Os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior, referentes às primeiras três semanas de outubro, apontam para uma projeção de quedas tanto no volume quanto na receita das exportações de carne suína, segundo análise do Suisite.
O volume embarcado, alcançando cerca de 51 mil toneladas durante esse período, representa apenas 56,6% do total exportado em outubro do ano anterior. Com um volume médio diário de 3.639 toneladas, a projeção para o mês é de aproximadamente 76,4 mil toneladas. Caso esse cenário se concretize, observaríamos quedas significativas de 22,4% em relação ao mês anterior e de 15,2% em comparação com outubro do ano passado.
Veja também: SUÍNOS: preço do animal vivo apresenta oscilação
Considerando os primeiros 10 meses do ano, o volume totaliza 902 mil toneladas, representando aumentos de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado e de 69% em comparação com o período pré-pandêmico da Covid-19.
Quanto à receita auferida nas exportações de carne suína nas primeiras três semanas de outubro, a projeção para o mês indica quedas de 23,5% em relação a setembro último e de 21,6% em comparação com outubro do ano passado. Entretanto, a receita acumulada nos primeiros 10 meses aponta para índices positivos de 13,3% em relação ao mesmo período de 2022 e de 87,9% em comparação com 2019. Esses números refletem a dinâmica e os desafios enfrentados pelo setor de exportação de carne suína no cenário internacional.