CI

Exportações de café caem 10%

A taxa de troca em outubro permaneceu inalterada em 2,9 sacas de café (60kg) por 1 tonelada métrica de fertilizante



Foto: Pixabay

Em setembro de 2023, as exportações de café do Brasil caíram 10,9% em relação ao mês anterior e 5,3% em relação ao ano anterior, principalmente devido a uma redução significativa nas exportações de café arábica verde, que diminuiu 9,8% em relação ao mês anterior e 20,3% em relação ao ano anterior. No entanto, as exportações de café conilon continuaram a aumentar, com um impressionante aumento de 317% em relação ao ano anterior, impulsionadas pela oferta global limitada de robusta, maior disponibilidade de café conilon brasileiro para exportação e preços competitivos.

Apesar do conflito em Israel, o mercado internacional de fertilizantes permaneceu estável, com a capacidade de produção e exportação aparentemente intacta. A taxa de troca em outubro permaneceu inalterada em 2,9 sacas de café (60kg) por 1 tonelada métrica de fertilizante (mistura 20-05-20). Os preços locais do café arábica e conilon diminuíram em setembro e outubro, devido à recuperação dos estoques, perspectivas otimistas para a próxima safra e incertezas na demanda global.

No que diz respeito às condições climáticas, o mês de setembro testemunhou um déficit pluviométrico nas regiões produtoras de café arábica, contudo, a sorte sorriu para a safra, pois as condições permaneceram amplamente favoráveis. Entretanto, o mês de outubro trouxe um alívio tão aguardado, com chuvas significativas - embora algumas áreas tenham sido exceções notáveis. A continuação dessas precipitações é de suma importância para evitar uma possível redução no rendimento da colheita de 2024, devido à persistência de condições secas e altas temperaturas que poderiam prejudicar a produtividade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.