CI

EVENTO INTERNACIONAL DEBATE PECUÁRIA NA AMAZÔNIA CONTINENTAL



A Embrapa Rondônia uniu-se a duas instituições internacionais de pesquisa, o Institute Interamericano de Cooperacion para La Agricultura (IICA) e Programa Cooperativo de Investigación y Transferencia de Tecnologia para los Trópicos Suramericanos (Procitropicos) para realizar, de 15 a 18 próximos, em Porto Velho, o Seminário Internacional para o Desenvolvimento Sustentável da Pecuária na Amazônia: Produtividade com Qualidade Ambiental. O Seminário terá o patrocínio da SEAPES, Câmara Setorial do Leite, IDARON, Sebrae Rondônia, FIERO, CREA Rondônia e apoio da Delegacia Federal de Agricultura, Ceplac, Emater e ILES/ULBRA.

O evento contará com a participação de pesquisadores do Brasil, Bolívia, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia, além de envolver setores públicos e privados que compõem a cadeia produtiva da pecuária de leite e carne na Amazônia, como técnicos, produtores, indústria e comércio.

O evento vai debater meios de promover o desenvolvimento da pecuária em uma região notadamente reconhecida pela necessidade de preservação ambiental: a Amazônia; possibilitar alternativas de produção, apresentar tecnologias sustentáveis aos produtores e, ao mesmo tempo, levar em consideração as implicações sócio-econômicas e ambientais da execução da atividade nesse ecossistema.

De acordo com o pesquisador e chefe geral da Embrapa Rondônia, Newton de Lucena Costa, o desenvolvimento da atividade na Região Amazônica tem provocado posições polêmicas sobre a sustentabilidade do ecossistema. "A pecuária é acusada de acelerar o desmatamento da floresta e provocar a degradação do meio ambiente, pela ação dos animais", apresenta. No entanto, de acordo com o pesquisador, diversos estudos indicam que a pecuária constitui uma das escassas atividades economicamente sustentáveis na Amazônia, que pode continuar a se desenvolver nas áreas já desmatadas. O principal desafio, segundo o pesquisador, é instaurar melhores índices de produtividade nas diversas fases da cadeia produtiva, evitando novos desmatamentos.

Embrapa Rondônia - [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.