EUROPA: seca retorna às áreas de cultivo do oeste e do sul
O tempo úmido e frio persistiu em grande parte do continente
O tempo chuvoso favoreceu as culturas de inverno na Europa Central e Oriental, mas causou atrasos no trabalho de campo, bem como inundações localizadas. O padrão de clima úmido de um mês continuou, com chuvas moderadas a fortes e de maneira generalizada (10-100 mm, localmente mais) registradas na França e no norte da Espanha em direção ao leste da Lituânia, Polônia, Hungria e dos Balcãs ocidentais e do norte.
As condições úmidas aliviaram a seca nas áreas de cultivo do oeste e do sul e aumentaram o suprimento de umidade para as culturas de inverno no centro e norte da Europa. No entanto, a colheita da safra de verão foi atrasada em locais onde as chuvas foram mais fortes.
Chuvas torrenciais (100-450 mm) foram observadas no oeste da Croácia e arredores, causando inundações e danos à infraestrutura; da mesma forma, os valores semanais se aproximaram ou superaram 150 mm na Suíça, oeste e sul da Itália, bem como no sudoeste da Sérvia.
Por outro lado, o clima predominantemente seco favoreceu os trabalhos de campo no centro e no sul da Espanha, no vale do baixo Danúbio e na Grécia.
O clima frio permaneceu na maior parte da Europa, com temperaturas durante o período de monitoramento em média de 2 a 5°C abaixo do normal em quase todos os lugares, exceto nas porções do sudeste do continente (até 4°C acima do normal).