O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Don Evans, se recusou a dizer nesta quinta-feira (10-07) se a administração Bush está comprometida com a manutenção das taxas sobre a importação do aço, impostas no ano passado, mas uma decisão deverá ser tomada a partir de setembro.
Em entrevista concedida a repórteres e editores da Reuters, Evans disse que o governo decidirá sobre as tarifas neste outono "baseado nos fatos de momento". Bush impôs tarifas sobre importação do aço que vão até 30 por cento em março do ano passado, alegando que a medida visava dar tempo às empresas do setor depois de uma onda de mais de 30 concordatas.
"Desde o começo era uma medida de três anos com uma revisão na metade deste prazo", disse Evans. "Nós vamos ouvir todos os lados...Depois o presidente tomará uma decisão".
Bush vem enfrentando sérias pressões dos parceiros comerciais dos EUA e de muitos consumidores domésticos para acabar com as tarifas, principalmente depois que a Organização Mundial do Comércio (OMC) tomou decisão contrária à medida no início deste ano.
Uma decisão sobre a fase de apelações deste caso deve ser tomada nos próximos meses. Outra decisão contrária às tarifas pode abrir espaço para os parceiros comerciais retaliarem as exportações dos EUA em centenas de milhões de dólares a não ser que Bush decida levantar as tarifas.